Portuguese Arabic Bengali Chinese (Traditional) English French German Hindi Indonesian Italian Korean Russian Spanish Thai Ukrainian Urdu

Devocionais de Férias

 Abaixo você terá acesso ao nosso Devocional de Ferias. O Senhor tem falado conosco nestes dias e por isso decidimos compartilhar com você.

DIA 1

Férias com Deus. Trabalhar, estudar, cuidar da família e da casa. Passamos o ano todo, preocupados, afadigados e muitas vezes decepcionados por não dar conta de tudo que toma lugar em nossas vidas. Stress e depressão tornaram-se palavras bem conhecidas e vividas por nós. Não temos tempo!!! Fazemos o que é urgente. Não temos tempo para a família ou para os amigos. E muitas vezes tiramos FÉRIAS de DEUS. Mas no nosso período de férias, Deus nos dá o "Shabat". Nos faz parar e refletir..... Onde estou indo? O que realmente quero? Onde errei? São algumas perguntas que podemos fazer. DEUS nos propõe a tirarmos FÉRIAS com Ele. Escutarmos a sua voz e descansamos Nele. Quero convidá-los, meus amigos, a participarem comigo de um grupo devocional diário chamado " FÉRIAS COM DEUS" Onde meditaremos na palavra de Deus e aprenderemos com o Espírito Santo de Deus. Texto para a reflexão: "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e achareis DESCANSO para a vossa alma" MT 11:29.

DIA 2

 O versículo que meditamos ontem nos ensinou sobre DESCANSO. Esse mesmo versículo também falava sobre APRENDER COM JESUS. "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração". E é sobre isso que quero meditar com você hoje. APRENDER COM JESUS. Pensando sobre o assunto, lembrei de uma palavra que escutei nos meus primeiros dias da minha caminhada com Cristo: "o Amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria,não se orgulha. Não maltrata, não procura seus próprios interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O Amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." 1Co 13:4- 7. Lembro que a pessoa que ministrou essa palavra disse que poderíamos trocar a palavra AMOR pelo nome de JESUS sem perda do sentido original do texto. Pois JESUS É AMOR. Certamente podemos dizer "Jesus é paciente", mas será que podemos dizer que "o Márcio é paciente?" Ou "a Raquel não procura seus próprios interesses?" Ou ainda "que o Jônathas não guarda rancor?" Precisamos APRENDER COM JESUS, deixar que ele nos molde até sermos mais parecidos com Ele. E então poderemos dizer com toda a convicção: "a Ryane tudo sofre", " o Renan tudo crê ", " a Vivi tudo espera" e "a Cássia tudo suporta". Minha oração é que você seja o AMOR que o mundo precisa. Que você seja JESUS!

DIA 3

HOJE é o dia! DESCANSAR é ter a certeza que "o amanhã trará os seus cuidados" (MT.6:34) Quem cuida do nosso amanhã é o próprio Deus, Soberano, que criou todas as coisas. Ele tem poder para fazer que tudo o que necessitamos aconteça. Mas para nós, muitas vezes, é extremamente difícil viver o HOJE. Focamos no amanhã e vivemos as preocupações do amanhã, dia após dia...Infindável angústia e espera por algo que nunca chega...Deus quer que DESCANSEMOS HOJE. Bem perto Dele, como se não houvesse amanhã. Texto para reflexão: Mateus 6:25-34

“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta ao dia o seu próprio mal”.

DIA 4

 DECISÃO: Quero entrar no DESCANSO! Quantas vezes já demos esse passo? Mas minutos depois, as vezes, em meio a própria oração, as preocupações fazem fila em nossa mente pedindo para serem atendidas, e algumas, por serem "nossas velhas amigas", pedem prioridade. Elas querem nos tirar do descanso, e infelizmente, muitas vezes conseguem. Precisamos, com a ajuda do ESPÍRITO SANTO, reafirmar nossa DECISÃO: Vou entrar e permanecer no DESCANSO! Pois, Ele nos ajuda em nossas fraquezas. Podemos crer que enquanto priorizamos Deus e o nosso relacionamento com Ele, as coisas que nos preocupam são resolvidas por Aquele que pode todas as coisas. Texto para reflexão: Mateus 6:32-33. "Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. "

DIA 5

FÉRIAS!Tempo de viagens e visitas, estar com pessoas, reencontrar amigos e familiares. É tempo de estarmos reunidos. Conversas e abraços fraternos nos reanimam e nos dão alegria, nos dão forças para continuar. Em Atos 15:36 vemos Paulo visitando amigos e irmãos de várias cidades com o objetivo de "ver como passam" .Ele se importava com as pessoas e queria estar com elas. Levava sempre em sua bagagem uma palavra de conforto, alegria e direção. Paulo levava em suas palavras e atos o AMOR do MELHOR AMIGO. JESUS entrava com ele em cada casa. Que possamos nesse tempo, visitar pessoas queridas, preparar uma mesa farta, relembrar bons momentos, dar boas risadas e principalmente reservar um lugar especial na mesa para o NOSSO MESTRE. ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR. REPITO: ALEGRAI-VOS! Textos para reflexão: "Disse Paulo a Barnabé: voltemos, agora, para visitar os irmãos por todas as cidades nas quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como passam" (Atos 15:36) e " Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vo! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus."(Fp 4:4-7)

DIA 6

 Durante as férias, muitas vezes, temos a oportunidade de conhecer lugares novos e aprazíveis, projetados para o nosso bem estar e conforto. Nas cidades turísticas, principalmente, existe um esforço de tornar o ambiente aconchegante e acolhedor. Nessas cidades as pessoas aproveitam as belezas naturais do local como pontos turísticos e criam outros ambientes para receber bem as pessoas. Eu adoro conhecer as belezas naturais dos lugares. Elas me lembram que EXISTE UM CRIADOR que pensou em cada detalhe para que eu me sentisse bem. Gosto de sentar, contemplar, e agradecer por tão grande AMOR. Louve-mos a DEUS por sua CRIAÇÃO e sua MARAVILHOSA GRAÇA! Texto para reflexão: Salmos 8 "Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, tu que puseste a tua glória dos céus! Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários para fazeres calar o inimigo e vingador. Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, as aves do céu, e os peixes do mar, tudo o que passa pelas veredas dos mares.Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda terra o teu nome!"

DIA 7

FOTOS ANTIGAS. Nas minhas últimas férias duas coisas vêm sendo recorrentes: visitar meus parentes e amigos no Rio Grande do Sul e durante a estadia no apartamento dos meus pais revirar gavetas e álbuns para achar antigas fotos. É trazer a memória um outro tempo e reencontrar pessoas queridas (algumas que já se foram, outras que nunca mais encontramos e aquelas que ainda estão ao nosso lado até hoje). É perceber que não estamos sozinhos e nunca estivemos, pois, outras histórias se entrelaçam com a nossa. DEUS escolheu um povo. Pessoas, como eu e você, para contar a sua história. Penso como seria o álbum de fotos deste povo? Quais seriam as suas lembranças? Esse povo quando escravizado na Babilônia lembrava de um outro tempo que viveu em Sião. Esse povo, quando se encontrava em um lugar, lembravam com alegria e saudade dos irmãos que estavam em outro. Esse povo quando enfrentava as agruras e dificuldades da vida lembravam com ESPERANÇA que existia um DEUS que poderia se compadecer dele por ser ele SEU POVO. Textos para reflexão: "Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrado-nos de Sião." (Salmos 137:1) " Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações." (Fl. 1:3-4) "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. " (Lm. 3:21)

DIA 8

 

Temos vivido tempos difíceis. Estou de férias e um pouco alienado do que anda acontecendo no mundo. Confesso que não tenho tido ânimo para assistir noticiário. Parece que só acontece coisas ruins. Mas o fato é que "nesse mundo passaremos por aflições",como afirmou NOSSO MESTRE. Passamos aflições coletivamente e também individualmente. Temos nossas lutas por fora e temores internos. Lutas que muitas vezes travamos sozinhos. Mas na VERDADE não estamos sozinhos: temos um DEUS EMANUEL bem presente para nos consolar. Ele nos consola no íntimo do nosso ser. Só Ele conhece os nossos mais secretos problemas. DEUS tem para cada um de nós DOCES PALAVRAS. DOCES PALAVRAS que transformam nossas vidas e nos dão a oportunidade de ADOÇAR outras vidas que estão passando pelas AMARGURAS da vida. Textos para reflexão: "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (Jo. 16:33) "Chegando nós à Macedônia nenhum alívio tivemos, pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro."(2Co. 7:5) "Isto vos tenho dito, estando ainda convosco, mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorizar."(14:25-27) "Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! " (Sl.119:103) "É Ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus."(2Co.1:4)

DIA 9

VACINA PARA HONRAR PAI E MÃE. Ontem eu estava caminhando por Itaipava e resolvendo vários pequenos problemas (comprar um chuveiro, trocar os pneus do carro e comprar batatinha frita extra-fina que é a preferida da minha esposa para acompanhar estrogonofe). Fazendo tudo isso com toda a calma do mundo. Por um motivo: ESTOU DE FÉRIAS! Não preciso sair correndo para lugar nenhum. Tenho todo o tempo do mundo!!! Sento no banco de uma galeria de lojas e ligo para os meus pais. Quinze minutos de uma prazerosa conversa. Antes de acabar a ligação um conselho enfático dos meus pais: "Toma a VACINA para a febre amarela pois você está em uma área de risco ". Quem convive comigo sabe que tenho um grave problema: SOU PROCRASTINADOR, deixo tudo para depois. E sendo que eu sou, pensei:"Depois eu resolvo isso." Imediatamente veio outro pensamento em minha mente: "Honra a teu pai pai e tua mãe, seja diferente do que você foi com eles na sua adolescência".Atravessei a rua e fui ao Posto de Saúde tomar a VACINA. Liguei novamente para os meus pais e avisei que havia tomado a VACINA. Minha mãe concluiu a conversa dizendo: "Deus te abençoe, vou dormir melhor a partir de agora." TOMEI UMA VACINA PARA HONRAR MEUS PAIS." Textos para reflexão: "Honra a teu pai e a tua mãe" (MT.15:4) " Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe." (Pv. 1:8)

Dia 10

SEGUNDA DOSE da "VACINA PARA HONRAR PAI E MÃE." Ontem, refletimos sobre a importância de honrar os pais, obedece-los e acolher os seus direcionamentos. Creio que Deus escolheu nos colocar em família para aprendermos algo importante: APRENDERMOS "A NOS DEIXAR CUIDAR". Se você parar para pensar, isso é bem mais complicado do que parece! Todos nós, quando crianças ou adolescentes, tivemos vários problemas familiares por não querer "nos deixar cuidar ". Transferimos esse comportamento para o nosso relacionamento com Deus. Ele "nos quer cuidar" (e nos tratar como filhos) e nós queremos "cuidar de nós mesmos " e sermos independentes. É difícil!!! Mas, deixe-se cuidar por seus familiares e principalmente por Deus! Assim como Deus quer que honremos nossos pais naturais, Ele também quer ser honrado como nosso PAI CELESTIAL. Seja o EXEMPLO para os seus filhos. Deixe-se cuidar e cuide dos seus pais com todo o amor e dedicação. Seu EXEMPLO é a VACINA para a próxima geração " HONRAR PAI E MÃE ". Textos para reflexão: " Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe para que te vá bem, e seja de longa vida sobre a terra". (Ef. 6:1-3) "Eu serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso". (2Co. 6:18) " Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". (Pv. 22:6)

Dia 11

O ENTRETENIMENTO QUE MATA. Hoje em dia temos muitas informações e diversão, literalmente, na palma da nossa mão. Opiniões diferentes, divergentes e até mesmo, estranhas, sugam nosso tempo, e muitas vezes, matam nossa alma. Temos todo tipo de gente dando todo o tipo de opinião. Somos sufocados com tanta informação. O errado e o certo se confundem. Modismos o coisas fúteis roubam totalmente nosso tempo. Mas o errado continua sendo errado e o certo continua sendo certo. Não podemos acreditar em tudo que escutamos, precisamos ponderar e comparar com a VERDADE DAS ESCRITURAS. Só desta forma teremos a VERDADEIRA SABEDORIA que é VIDA para as nossas almas. Texto para reflexão: "O insensato ridiculariza a diferença entre o certo e o errado, mas o justo tem vontade de fazer o bem" (Pv. 14:9) " o inexperiente acredita em tudo que lhe dizem, mas o prudente escolhe e pondera cada palavra." (Pv. 14:15) "Quem tem discernimento está sempre ansioso por saber mais, mas o insensato se alimenta de modismos e coisas fúteis" (Pv. 15:14)

Dia 12

FÉRIAS é tempo de viajar. Lembro das viagens do meu tempo de menino. Esperava ansiosamente o final das aulas para ir para a praia com minha família. Viajar com meus pais era bom. Mas, bom mesmo!!!Era viajar com a DINHA (apelido carinhoso da minha tia). Ela tinha um fusca amarelo e impecável. Ela dirigia bem, era a melhor motorista de fusca amarelo que eu conhecia...Ela era minha heroína...UMA PESSOA QUE, SOBRETUDO, AMAVA OS SEUS...Ela enchia o seu fusca de crianças, eu e meus primos,e íamos estrada afora no maior alvoroço. No início era muita conversa e risos, com o passar do tempo o silêncio também ganhava espaço naquele apertado fusca. A viagem era longa e não demorava muito para a primeira criança perguntar: "está muito longe?" Até chegarmos ao nosso destino, cada um de nós, faria está mesma pergunta pelo menos uma dezena de vezes. Penso que nós como cristãos fazemos a mesma coisa: começamos empolgados e cheios de planos. Como o caminho é longo, logo desanimamos e ficamos impacientes. Começamos a questionar: "Será que vamos chegar? ","Está muito longe?"Mas tenho uma certeza: DEUS é o melhor condutor desse mundo e dos nossos destinos. Ele é o meu herói. UMA PESSOA QUE, SOBRETUDO, AMA OS SEUS... Texto para reflexão: "Então, na angústia, chamaram o Senhor, e Ele os livrou das suas tribulações. Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram. Então, se alegraram com a bonança, e,assim, os levou ao desejado porto. " (Sl.107:28-30) "O que a mim me concerne o Senhor levará a bom termo, a tua misericórdia, ó Senhor, dura para sempre, não desampares as obras das tuas mãos."(Sl.138:8)

Dia 13

UM DEVOCIONAL COMUM. Durante nossas férias temos dias que consideramos COMUNS. Dias que parecem "apenas mais um dia" em nossa história. Mas este dia pode tornar-se especial e memorável a qualquer instante. Há muitos anos atrás a história nos conta que dois amigos, Simão e André, saíram para mais um dia COMUM em suas vidas. Trabalhar em um lugar que eles já conheciam bem. Porém, naquele mesmo dia, JESUS também saiu para um dia COMUM, caminhando, como era seu costume em uma praia do seu agrado. Eles se encontraram no Mar da Galiléia e o que era COMUM tornou-se ESPECIAL. JESUS transformou para sempre a vida daqueles homens. Que nesse dia COMUM possamos encontrar JESUS no nosso caminho e DEIXAR QUE ELE MUDE A NOSSA HISTÓRIA. Textos para reflexão: "Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali, mas nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz." (Is.9:1-2) "Caminhando junto ao Mar da Galiléia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens."(Mc.1:16-17)

Dia 14

FÉRIAS é tempo de chuva e COMPAIXÃO. Hoje choveu muito aqui em Petrópolis. A região serrana do Rio de Janeiro tem sofrido por causa das fortes chuvas e inundações nos últimos anos. Conviver com pessoas que perderam bens e principalmente, pessoas queridas, nessas tragédias, tem me ensinando a dar valor ao que tem REAL VALOR: PESSOAS e DEUS. O Senhor JESUS nos dá dois mandamentos que confirmam isso. Tenho trabalhado como professor de Ensino Religioso em um lugar chamado "Vale do Cuiabá" em Petrópolis. Quando escuto a história de vida de alguns dos meus alunos, compreendo um pouco melhor quando JESUS dizia-se compadecido das pessoas. Algumas histórias chocam-me e deixam-me perplexo. Passo dias pensando sobre elas. Isso, de uma maneira diferente me aproxima dessas pessoas. Sinto "um pouco" da suas dores. Sinto vontade de ORAR A DEUS POR SUAS VIDAS. Queria sugerir que hoje orassemos por essas pessoas que tentam superar os traumas gerados por essas tragédias do passado. Textos para reflexão: " Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (MT.22:36-39) "Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos."(MT.14:14)

Dia 15

O VERDADEIRO PESCADOR. É férias. Lancemos as redes...Vamos pescar. Uma das coisas que mais gosto de fazer em meu tempo de descanso é PESCAR. Isso é algo nato. Um gostar sem explicação. Nas minhas mais distantes lembranças, vejo um menininho moreno de cabelos escorridos em cima de uma pedra na beira de um rio, acompanhado de seu irmão (Tono) pescando "guguga". (Guguga era o nome de peixe no meu linguajar de criança).Sei que pescar faz parte de mim...é ALEGRIA E ESPERANÇA...É ESPERANÇA CONSTANTE. Que no próximo recolher de linha, ou de rede, virá o tão esperado peixe...um lindo e grande peixe! Fico maravilhado quando JESUS, para falar com pescadores, usa um "amanhecer de lavar redes". Esse é um momento de reflexão. O momento de avaliar os ganhos...Mas não havia ganhos, havia apenas frustrações. Uma sequência de esperanças frustradas a cada recolher das redes. Então, JESUS libera uma palavra e toda a decepção se vai...É alegria de pescador, barco cheio de peixes!!! E para completar, um convite: " a partir de agora vos farei pescadores de homens". É a alegria e a esperança constante de viver o SOBRENATURAL de DEUS ... PESCAR EM TODO O TEMPO E EM TODO O LUGAR...É SER UM VERDADEIRO PESCADOR!!! Texto para a reflexão: (Lc.5: 1-11) "...os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes... Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para a pesca.Disse Simão: Senhor, tendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; porém sobre a tua palavra lançarei as redes. Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixe...a admiração apoderou-se de Pedro e de todos os seus companheiros... Disse Jesus a Simão: Não temas; de ora em diante serás pescador de homens.Eles, levadas as barcas para a terra, deixando tudo, seguiram-no.

Dia 16

Pescadores de homens

O apóstolo Paulo não foi contemporâneo de Jesus mas Jesus o fez pescador de homens assim como fez a Pedro Tiago e João que conviveram com Ele. Jesus fez de paulo o maior de todos os pescadores. Pescando por “mares nunca dantes navegados”!!! Desta mesma forma Jesus tem feito pescadores de homens durante toda a história até chegar o evangelho a nós. Ele nos dá a oportunidade de sermos participantes da sua história de amor e graça. Sejamos os pescadores de homens dessa geração!

“Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana.
Não o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; pelo contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação.
Vocês ouviram qual foi o meu procedimento no judaísmo, como perseguia com violência a igreja de Deus, procurando destruí-la.
No judaísmo, eu superava a maioria dos judeus da minha idade, e era extremamente zeloso das tradições dos meus antepassados.
Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou
revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não consultei pessoa alguma.”

Dia 17

OS DOIS SAMARITANOS.

Numa noite fria de inverno no interior do Rio Grande do Sul um rapaz de vinte e poucos anos encontrava-se caído a Beira do caminho. Sua noite havia sido mais uma noite em busca de sentido. Foram tantas noites sem sentido! A cada gole a ilusão de encontrar, a dita felicidade. A cada gole...mais ela se distanciava. Cansado, o frustrante retorno para casa. Cambalhando diante dos paralelepípedos da cidade...Um tropeço...encontrando o frio destino na calçada. Cansado e sobrecarregado com todos os "pesos" da existência o sujo rapaz se conforma em não levantar e seguir em frente. Apenas se entrega a sua condição de degradação...Silêncio na madrugada...Rompido por passos bondosos,serenos,harmoniosos...que vieram em direção ao homem caído...o chamaram de amigo...dois abraços que conduziam seus passos...perfumes,doces que contrastavam com aquela existência...o conduziram ao lar...foram bons samaritanos, aprendizes de Jesus.

Essa história aconteceu comigo. Louvo a Deus por esses irmãos desconhecidos que voltavam de uma vigília e encontraram-me no caminho.

Lucas 10:25-37

Dia 18 

FÉRIAS É TEMPO DE REFLETIR. Hoje acordei com uma lembrança: o ano de 2009. Um ano DIFERENTE. Este ano moramos em Porto Alegre. Tempo difícil e abençoado. Um tempo de DESERTO e aprendizado. Eu havia deixado o Ministério de tempo integral como missionário para lecionar. Decisão difícil, mas que havia tomado diante de DEUS com a convicção que era a vontade Dele. Mas as coisas não aconteceram no tempo que eu esperava. Estava desempregado, fazendo concursos e morando em um apartamento que pertencia aos meus pais. Tempo de escassez mas também de PROVISÃO, pois, Deus na sua imensa misericórdia mandava os "seus corvos" para o nosso sustento. Durante este tempo, frequentamos uma igreja que ficava uns 40 minutos, caminhando, do nosso apartamento. Eu e minha esposa caminhavamos nas escuras ruas de Porto Alegre guardados pelas milícias celestiais de Deus. Fazíamos questão de ir ao culto na BRASA e ouvir a pregação dos pastores daquela igreja. Fomos ricamente abençoados naquele lugar. Lembro que havia um pastor, Wudson era o nome dele, que orava desta forma: "JESUS, ENVIA A TUA PALAVRA..." Textos para reflexão: "Beberás da torrente, e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem." (1Rs 17:4) "Enviou-lhes a sua PALAVRA, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal." (Sl 107:20) "Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa, mas apenas manda com uma PALAVRA, e meu rapaz será curado." (Mt 8:8) "Porque a PALAVRA de DEUS é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." (Hb 4:12)

Dia 19

FÉRIAS É TEMPO DE REFLETIR. Hoje acordei com uma lembrança: o ano de 2009. Um ano DIFERENTE. Este ano moramos em Porto Alegre. Tempo difícil e abençoado. Um tempo de DESERTO e aprendizado. Eu havia deixado o Ministério de tempo integral como missionário para lecionar. Decisão difícil, mas que havia tomado diante de DEUS com a convicção que era a vontade Dele. Mas as coisas não aconteceram no tempo que eu esperava. Estava desempregado, fazendo concursos e morando em um apartamento que pertencia aos meus pais. Tempo de escassez mas também de PROVISÃO, pois, Deus na sua imensa misericórdia mandava os "seus corvos" para o nosso sustento. Durante este tempo, frequentamos uma igreja que ficava uns 40 minutos, caminhando, do nosso apartamento. Eu e minha esposa caminhavamos nas escuras ruas de Porto Alegre guardados pelas milícias celestiais de Deus. Fazíamos questão de ir ao culto na BRASA e ouvir a pregação dos pastores daquela igreja. Fomos ricamente abençoados naquele lugar. Lembro que havia um pastor, Wudson era o nome dele, que orava desta forma: "JESUS, ENVIA A TUA PALAVRA..." Textos para reflexão: "Beberás da torrente, e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem." (1Rs 17:4) "Enviou-lhes a sua PALAVRA, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal." (Sl 107:20) "Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa, mas apenas manda com uma PALAVRA, e meu rapaz será curado." (Mt 8:8) "Porque a PALAVRA de DEUS é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." (Hb 4:12)

Dia 20

FÉRIAS. Pode acontecer algo extremamente importante na sua vida durante as FÉRIAS? Creio que sim. Quem me conheceu até o segundo semestre de 1999 certamente me estranhou no primeiro de 2000. Saí de FÉRIAS sendo uma pessoa e voltei sendo outra. Voltei sendo um alcoólatra que não bebe e um viciado que não "viaja".Transformado de ateu a crente. Louco,eu continuei sendo, só que um pouco mais refinado. Fui transformando por Aquele que transforma água em vinho e faz uma virgem dar a luz. Impossível??? Sim. Fruto de um milagre. "O que é impossível para os homens é possível para Deus". Ore a Deus e peça o seu milagre! Tão certo quanto uma virgem dar a luz, ele acontecerá! Creia em TODA A PALAVRA. Seja milagre. Faça milagres e contemple os milagres de Deus. Textos para reflexão: Atos 26:22-29 "Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer:

que o Cristo haveria de sofrer e, sendo o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, proclamaria luz para o seu próprio povo e para os gentios".A esta altura Festo interrompeu a defesa de Paulo e disse em alta voz: "Você está louco, Paulo! As muitas letras o estão levando à loucura! " Respondeu Paulo: "Não estou louco, excelentíssimo Festo. O que estou dizendo é verdadeiro e de bom senso.O rei está familiarizado com essas coisas, e lhe posso falar abertamente. Estou certo de que nada disso escapou do seu conhecimento, pois nada se passou num lugar qualquer.Rei Agripa, crês nos profetas? Eu sei que sim".Então Agripa disse a Paulo: "Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão? " Paulo respondeu: "Em pouco ou em muito, peço a Deus que não apenas tu, mas todos os que hoje me ouvem se tornem como eu, menos estas algemas". Leia também Jo 2:1-12 e Lc 1:26-38

Dia 21

ÚLTIMO DEVOCIONAL DE FÉRIAS. Uma das coisas que considero mais INCRÍVEL em JESUS é a sua PESSOALIDADE. É maravilhoso quando Ele fala diretamente ao nosso coração. O quê não faz sentido nenhum para as outras pessoas SIMPLESMENTE nos COMPLETA e responde aos nossos anseios mais profundos. É uma INTIMIDADE sem explicação nem lógica.Quietude.... PAZ profunda...Fecha a porta após ti e te esconde...só por um pouco...Abra o coração e ESCUTE a PALAVRA que JESUS tem SÓ PARA VOCÊ. Eu poderia falar dez mil palavras e você permanecer do mesmo jeito. Mas se JESUS te falar apenas UMA, sei que nunca mais serás o mesmo. Obrigado por caminhar comigo. Esses devocionais foram feitos com dois objetivos: exaltar a DEUS e nos levar a uma maior INTIMIDADE com Ele. Hoje é o nosso último devocional dessa caminhada. Mas não pare de caminhar. Caminhe sozinho, caminhe com outras pessoas, me encontre pelo teu caminho. Mas não pare!!! Olhe para o Alvo, que é Cristo, e continue a sua caminhada. Textos: "Perguntaram-lhe, pois: como te foram abertos os olhos? Respondeu ele:o homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então fui, lavei-me e estou vendo" (Jo 9:10-11) "Então, chamaram, pela segunda vez, o homem que fora cego e lhe disseram: Dá glória a Deus, nós sabemos que esse homem é pecador. Ele retrucou: Se é pecador, não sei, uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo."(Jo 9:24-25) "Vai,pois, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti, esconde-te só por um momento, até que passe a ira." (Is 26:20) "Tu,porém, quando orares, entra no teu quarto e,fecha a porta, orarás a teu Pai,que está em secreto, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." (Mt 6:6) "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. " (Fl 3:13-14)

 

 

captcha 

Log in or Sign up

Login